terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Cleber participa de Estágio de vivência em assentamento rural


Cleber Rabelo falou em nome da CSP-CONLUTAS Pará em mesa do Estágio de vivências realizado no assentamento Benedito Alves Bandeira (BAB), no Acará.


Cerca de 29 estudantes do IFPA Castanhal, UFRA de Capitão Poço e UFRA de Paragominas estão há oito dias no assentamento BAB, participando de projeto piloto de um estágio de vivência. O estágio foi organizado por professores do IFPA Castanhal e engenheiros agrônomos que participam dos movimentos sociais em parceria com a Associação do assentamento, filiada à CSP CONLUTAS.

Os estudantes ficam na casa dos agricultores convivendo com sua realidade e seu trabalho. Hoje, no oitavo dia do estágio, foi organizado um debate sobre os movimentos sociais, no qual foram convidados Cleber Rabelo da CSP CONLUTAS, Jaciara do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Concórdia do Pará, Renata Mendes da ANEL e a Associação do BAB, representada pelos companheiros Tonhão e Louro.

No debate, Cleber ressaltou a importância da organização dos trabalhadores e estudantes para as lutas do campo e da cidade. "O governo Dilma já mostrou a que veio quando promete vetar o aumento do salário mínimo mesmo que este seja aprovado no Congresso. Para os parlamentares se aumenta 10 mil no salário, para os trabalhadores o aumento é de 30 reais. Por isso, é importante fortalecer as lutas através de nossa organização. A CSP CONLUTAS e a ANEL são exemplos disso."


"Para o agronegócio, foram destinados mais de 100 milhões no ano passado, para a agricultura familiar o governo federal concedeu apenas 16 milhões. Isso mostra o que é prioridade para o governo. Quem quer plantar dendê para exportação tem financiamento. Quem quer plantar arroz e feijão para sobreviver, é ameaçado de morte, assim como nossos companheiros aqui do assentamento", disse Cleber.


Todos os companheiros e companheiras presentes no debate destacaram a importância da organização deste estágio e que os estudantes ali presentes devem aproveitar esta experiência para se dedicar à agricultura familiar, utilizando a técnica aprendida na universidade ou escola para fortalecer a luta dos agricultores.

Após o debate, todos participaram de almoço na casa dos agricultores e organizariam posteriormente a socialização do estágio, expondo seus pontos de vista, aprendizados e conclusões.Os estudantes finalizam amanhã seu estágio de vivências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário