quarta-feira, 8 de maio de 2013

Vereador Cleber Rabelo indica professora negra, lutadora e socialista para receber homenagem na Câmara Municipal de Belém


A Câmara Municipal de Belém realizará nesta quarta-feira dia 08, uma sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. Na solenidade, será conferida a medalha Cordolina Fonteles, instituída pela Câmara Municipal de Belém. A honraria homenageia mulheres que se destacaram na luta pelos direitos humanos, na defesa da sociedade, da honestidade, do menor abandonado e principalmente em defesa dos menos favorecidos.
Dentre as homenageadas do dia, por indicação do vereador Cleber Rabelo (PSTU), estará a professora Benedita Duarte do Amaral.
            “Bené”, como é conhecida, tem 58 anos, nasceu dia 15 de setembro de 1954 na cidade de Moju no estado do Pará, filha de Antonio Braga Amaral e Euzebia Catarina Duarte. Negra, de origem pobre, órfã de mãe desde 11 meses de nascida, trabalha desde a infância e acredita que a luta por uma sociedade de iguais, sem exploração, é possível, por isso traçou metas e não descansará até alcançá-las. Graduada em pedagogia (1985), concluiu especialização em Educação e Problemas Regionais (1990), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Reside no bairro do Tapanã, onde também trabalha como professora e coordenadora pedagógica na Escola Municipal Professor Gabriel Lage da Silva. É aposentada como professora pela SEDUC onde atuou principalmente formando novos professores no antigo curso do magistério. Esteve nas greves e campanhas salariais de sua categoria, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU, desde sua fundação, foi candidata a deputada federal em 2006 e a vereadora em 2008. Em 2010 quando seus filhos Reginaldo, 26 anos, Débora, 24 anos, Renato, 23 anos, Daniele 20 anos, já estavam na faculdade adotou Renan, atualmente com 2 anos e 11 meses, porém antes de ter seus filhos ajudou a criar seus irmãos mais novos e seus sobrinhos. Hoje é considerada uma segunda mãe por esses também. Um pensamento que essa mulher, negra, mãe, trabalhadora, educadora e militante socialista realmente acredita e defende:

 “Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”. (Karl Marx)

Para o vereador Cleber Rabelo, não resta nenhuma dúvidas acerca de sua indicação a honraria, e ressalta, que assim como “Bené” existem diversas outras mães que se destacam por sua bravura e exemplos de vida e de luta. Certamente essa história de vida será o diferencial dentre as homenageadas em que marca a dualidade dentre as verdadeiras mães da classe trabalhadora e as mães da burguesia que serão homenageadas por outros parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário