quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cleber Rabelo inicia a 4ª sessão ordinária da CMB propondo redução do salário dos parlamentares.

Veja trechos da fala do vereador na Câmara.
Na manhã desta terça-feira (19), o vereador do PSTU, Cleber Rabelo, abriu as falas na 4ª sessão ordinária da Câmara municipal de Belém. Cleber Rabelo iniciou retratando o cenário vivido por trabalhadores que vem perdendo seus direitos com a atual crise econômica internacional. O parlamentar ressaltou a crise dos governos europeus que estão aplicando, a força, planos de austeridade para recuperar as economias capitalistas. Além disso, a inflação volta a ser protagonista em nosso país e principalmente no Pará que teve o maior aumento nos últimos anos. (Inflação a nível nacional cerca de 6%. No Pará chegou a mais 9%).
O parlamentar propôs aos demais vereadores da casa a fazerem uma reflexão a cerca das atitudes e projetos aprovados pela casa. Ele lembrou que 40% da população de Belém, vive com um salário mínimo e em áreas de ocupação. Enquanto isso 35 vereadores ganham 15 mil reais de salário mais ticket alimentação no valor de 14 mil cada. O parlamentar ressaltou que o debate dos tickets é de fundamental importância uma vez que já foi considerado pelo TCM ilegal e pode ser considerada improbidade administrativa.
Cleber propôs que sejam equiparados os salários dos vereadores, do prefeito e da vice-prefeita com o salário de um operário médio especializado, o equivalente a oito salários mínimos e que quais quer aumentos estejam vinculados ao salário mínimo, ou seja, se aumenta por parlamentar, tem aumentar pros trabalhadores também. Além disso, apenas os servidores poderiam receber o ticket alimentação e que a câmara garanta a estrutura de funcionamento dos gabinetes. Atualmente tudo custeado pelos vereadores, que utilizam de forma irregular os tickets para pagamento de café, papel, caneta, impressão de boletins, gasolina e etc.
Outro projeto que será discutido pelo vereador é construção de casas populares para pessoas que ganham de 0 a 3 salários mínimos. Atualmente o programa “Minha casa Minha vida” do governo federal só permite o financiamento de casa para trabalhadores que ganham acima de 3 salários mínimos o projeto também pretende a regularização das áreas de ocupação de Belém, com distribuição dos títulos de propriedade.
A sessão foi interrompida após a fala da vereadora Marinor Brito (PSOL), que foi a terceira a falar na sessão, na ocasião em que foi encerrada a sessão por conta do falecimento do ex-governador do Pará, Almir Gabriel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário