segunda-feira, 22 de abril de 2013

A ameaça da privataria tucana sobre a Santa Casa

Projeto da nova Santa Casa
Nos últimos dias, foi divulgado na imprensa denúncia do Sindicato dos Médicos do Estado do Pará (SINDMEPA) sobre as negociações entre o governo do Estado e o CESUPA, Instituição Privada de Ensino Superior, para mudar o modelo de gestão da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Esse suposto “novo” modelo seria o das Parcerias Público-Privadas, a moderna forma de privatização, que repassa os riscos dos ônus para o Estado e os lucros e o controle da gestão para o setor privado.
Existe uma crise de financiamento e de gestão na Santa Casa. Os trabalhadores da saúde 
vem denunciando atrasos no pagamento dos plantões, a desativação do 
conselho gestor da entidade e da comissão da GDI (Gratificação por Desempenho), além das péssimas condições de trabalho e descumprimento do acordo de greve de 2011. Esse desrespeito aos trabalhadores é responsável pelos escândalos que aparacem constantemente na mídia, como as mortes de bebês nos últimos anos.
Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia
A saída para a crise de financiamento e de gestão da Santa Casa não é a privatização e sim a democratização da gestão e o aumento nos investimentos para a saúde pública. Exigimos do governador do Estado Simão Jatene explicações formais sobre essas denúncias e que sejam retomadas imediatamente a mesa de negociação com os trabalhadores desta que é a mais antiga maternidade em funcionamento do Estado (mais de 300 anos de existência). 


Vereador Cleber Rabelo (PSTU)
operário e socialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário