terça-feira, 2 de abril de 2013

Cleber Rabelo participa de ato pela valorização de ACS e ACE

Na manhã desta terça-feira (02), o vereador Cleber Rabelo participou do ato dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) realizado em frente à Prefeitura de Belém. Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública no Pará (Sintesp), a manifestação foi marcada no dia 27/03, em assembleia geral da categoria, devido à falta de diálogo da Administração Municipal que, segundo a direção do Sindicato, não respondia aos inúmeros ofícios protocolados (tanto na PMB, como na SESMA) desde fevereiro deste ano.
Dentre as principais pautas de reivindicação da categoria estão: Mesa permanente de negociação; Efetivação de ACS e ACE; Plano de Cargos e Salários (PCCS); Regime de eleições para os cargos de coordenação dos ACE nos respectivos distritos; Repasse dos valores enviados pelo Ministério da Saúde para os ACS (segundo a direção do Sindicato o salário que cada trabalhador recebe é R$730,00, entretanto o dinheiro repassado pelo Ministério seria R$950,00); além de direitos trabalhistas, como: insalubridade de 20%, vale transporte e equipamentos de proteção individual (botas, chapéu, óculos escuros, protetor solar...), entre outros. 
A realidade dos ACS e ACE
A realidade desses trabalhadores é bastante difícil, pois eles executam suas funções tarefas em condições insalubres (trabalham 8 horas por dia, totalizando 40 horas semanais debaixo de sol e chuva), sendo expostos a riscos ocupacionais. Sabendo disso, Cleber Rabelo se solidarizou à luta desses trabalhadores e colocou seu mandato a disposição da categoria.“Nós, trabalhadores sabemos que a saúde está doente em Belém, completamente sucateada... E uma prova disso é que os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde prestam serviços terceirizados e não recebem periculosidade. Isso não pode continuar assim!”, disse.
A realidade das mulheres também é dura. Se não, pior. Para a Agente de Combate de Endemias, Raqueline Dias, além da carga horária excedente e da má remuneração, o assédio às mulheres da categoria é constante. “Acho que 90% das agentes já foram assediadas enquanto estavam exercendo sua função. E não existe nenhuma política que evite isso (...) Para nos protegermos, fazemos escalas e tentamos trabalhar em grupo, mas ainda assim é difícil”, afirma a trabalhadora.

Encaminhamentos
Pressionado pela forte mobilização, que levou aproximadamente 300 ACS e ACE às ruas, o prefeito de Belém foi obrigado a dar respostas. Entretanto, ao invés de receber os trabalhadores para discutir suas pautas no exato momento, preferiu agendar uma audiência para a próxima quinta-feira (04/04), às17h, alegando ter “compromissos marcados para hoje”. Apesar da distância a ser percorrida por vários trabalhadores que vieram do Tapanã, Outeiro e Mosqueiro, por exemplo, o prefeito autorizou a liberação do ponto dos trabalhadores apenas até às 11h e só após muita pressão dos parlamentares Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL). “O que eu acho que vocês tem que fazer é organizar a categoria e montar a comissão para comparecer à audiência do dia 04/04, trazer a pauta de reivindicações e esperar a resposta do prefeito. Se a resposta não for diferente das outras, camaradas, temos que mobilizar para uma próxima paralisação. E, se possível, mais forte do que essa de hoje!”, afirmou Rabelo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário