segunda-feira, 9 de junho de 2014

Chamado urgente: os trabalhadores metroviários de São Paulo precisam de sua solidariedade

Fortalecer a luta, defender o direito de greve, impedir qualquer punição, queremos negociação já.

Todos tem acompanhado as mobilizações em curso no Brasil. Greves e manifestações de trabalhadores e setores populares expressando sua indignação com a Copa do Mundo, seus gastos bilionários e corrupção em função dos interesses das multinacionais e da FIFA. Mas ao mesmo tempo colocando nas lutas concretas as reivindicações por salários, direitos, moradia, melhoria dos serviços públicos, contra a repressão e criminalização dos movimentos, etc. 
Neste momento, os Metroviários de São Paulo estão em greve desde o dia 5, última quinta feira. São 4.000.000 de passageiros transportados por dia pelos metroviários na cidade onde na próxima quinta feira, dia 12, acontecerá a abertura da copa. Pela importância da greve, o governo decidiu tentar derrota-la de qualquer maneira. Buscando impor o fim da greve e também impedir que as mobilizações continuem se generalizando nos próximos dias.
A Justiça brasileira, de mãos dadas com os interesses do governo, grandes empresários e da FIFA decretou no dia de hoje que a greve é ilegal, que os metroviários devem voltar imediatamente ao trabalho e estabeleceu uma multa diária ao Sindicato, de aproximadamente U$ 250.000,. Essa decisão da Justiça permite ao governo demitir os grevistas passando por cima de todos os seus direitos legais e econômicos.
Contamos com o apoio e solidariedade de todas as centrais sindicais brasileiras que estão organizando iniciativas de apoio à greve. (vide nota abaixo). O Sindicato e os trabalhadores decidiram, apesar do julgamento, continuar a greve. Se trata de defender suas reivindicações e também o direito de greve.
Precisamos de seu apoio e solidariedade, Enviem mensagens para os e-mails abaixo, postem fotos nas redes sociais, divulguem este chamado nas suas listas e websites.

Todo Apoio aos Metroviários de São Paulo!
Atendimento das Reivindicações da categoria!
Em defesa do direito de greve!
Não à repressão, nenhuma punição!
Negocia Alckmin!

Altino Prazeres
Presidente Sindicato Metroviários São Paulo

Rede Internacional de Solidariedade e Lutas
CSP Conlutas - Brasil
 
Para  sindicato@metroviarios-sp.org.br
imprensa@metroviarios-sp.org.br
cc   dirceutravesso1@gmail.com
 
São Paulo, 08 de junho de 2014.

NOTA DE SOLIDARIEDADE E APOIO DAS CENTRAIS SINDICAIS BRASILEIRAS AOS METROVIÁRIOS DE SÃO PAULO
“A categoria metroviária de São Paulo encontra-se em seu terceiro dia de greve. Lutam por melhores condições de trabalho e melhorias no transporte publico de nossa cidade.
Acompanhamos com atenção as tentativas de mediação já ocorridas, bem como o reflexo desse processo no quotidiano de nossa cidade e da vida desses próprios trabalhadores.
Frente à essa situação registramos nossa solidariedade à luta dessa categoria e solicitamos que, partindo das reivindicações dos metroviários, o governador Geraldo Alckmin negocie imediatamente e assim seja possível transpor o referido impasse.”
 
Assinam as centrais sindicais brasileiras:
CUT – Vagner Freitas – presidente nacional
Força Sindical – Miguel Torres – presidente nacional
UGT – Ricardo Patah – presidente nacional
NCST – José Calixto Ramos – presidente nacional
CTB – Adilson Araújo – presidente nacional
CSP-Conlutas – Atnagoras Teixeira Lopes – coordenador nacional
CGTB – Ubiraci Dantas de Oliveira – presidente nacional
CSB – Antonio Neto – presidente nacional

via: Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT-QI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário