quinta-feira, 22 de outubro de 2015

DEPUTADOS APROVAM COBRANÇA EM PÓS-GRADUAÇÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

A Câmara dos Deputados aprovou, ontem (21), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite cobrança de mensalidades em cursos de extensão, especialização e mestrado profissional nas universidades públicas.  A PEC 395/14, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB/PR), recebeu 318 votos favoráveis contra 4 abstenções e 129 contrários e demonstra o avanço do processo de privatização do ensino público. 
O atual cenário da educação pública já é caótico. Não é à toa que professores e técnicos das Universidades Públicas Federais acabam de sair de uma longuíssima greve:  foram 4 meses na luta contra a intransigência do governo Dilma (PT) que insiste em cortar investimentos na educação, impondo péssimas condições de trabalho e salários rebaixados aos profissionais da área.  
Há também um processo de privatização e precarização das universidades em curso há tempos, encabeçado por programas como o ProUni e o Fies, que repassam dinheiro público para instituições privadas e enchem os bolsos dos chamados “tubarões do ensino”. Além disso, estar nas universidades públicas ainda é, infelizmente, um privilégio para poucos. Principalmente para os jovens negros e pobres. Isso porque existe um apartheid social na educação. Nos cursos de pós-graduação isso é ainda pior. Imagine com a cobrança de taxas! Além de todo o retrocesso, esta proposta aumentaria ainda mais a elitização do ensino. 
Mas ao contrário dos que os deputados e governos acreditam (e querem!), a educação não está à venda! A PEC 395 é uma ameaça ao ensino público e precisa ser derrotada, assim como todos os outros ataques que estão sendo implementados pelo ajuste fiscal do PT, PSDB e PMDB. Neste “Outubro de Lutas”, a juventude e os trabalhadores também irão lutar, nas ruas, por uma educação 100% pública no país.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário