terça-feira, 27 de outubro de 2015

PAIS E ESTUDANTES PROTESTAM POR REFORMA DE ESCOLA NO GUAMÁ

Na manhã desta terça-feira (27), pais, mães e estudantes da Escola Municipal Edson Luis organizaram manifestação pela conclusão da reforma da instituição de ensino, que fica localizada na Rua Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá. 

De acordo com moradores do bairro, a escola de responsabilidade da prefeitura está em reforma há quase 3 anos e o prazo de conclusão já teria sido protelado inúmeras vezes. Apesar de ser uma obra pública, não existe placa na frente do local indicando o valor do investimento, nem a data de conclusão. Entretanto, no site “Agência Belém”, o valor estimado é de R$2.452.367,76 e a conclusão prevista para agosto deste ano; que já expirou. Com isso, os estudantes foram remanejados, temporariamente, para o Liceu de Artes e Ofícios Ruy Meira. Entretanto, é grande o descontentamento da comunidade: “Este local é abafado e não consegue comportar com qualidade todos os estudantes. Tudo que queremos é a escola de volta, que está quase toda pronta, mas nunca entregam”, desabafa o morador do bairro, Mário de Jesus.  

LICEU DE ARTES: ABANDONO E MORTE PREOCUPAM PAIS DE ESTUDANTES  
Banheiro do Liceu de Artes
Para piorar a situação, na semana passada, uma estudante faleceu, diagnosticada com meningite e o local continua funcionando normalmente, o que preocupa os pais de estudantes e faz com que a frequência escolar caia bastante. “Essa é uma doença muito séria e nenhuma autoridade foi lá e as crianças podem estar correndo risco de contaminação (...) Além disso, o Liceu não é adequado pois é sujo e está cheio de fezes de pombos”, denunciou Manoel de Almeida, que possui 3 filhos estudando na instituição.  
Vaso sanitário sem tampa e paredes deterioradas
Para buscar respostas a essas questões, alguns pais e moradores da área foram até ao Liceu de Artes, onde encontraram uma força tarefa para a limpeza do local. Segundo a diretora da escola, Sandra Oliveira, os mais de 600 alunos da Escola Edson Luís estão lá há dois anos. “Mas já nos garantiram que só estão faltando alguns vasos sanitários, uma pia para preparar a merenda escolar e iluminação para a conclusão da obra da nossa escola (...) provavelmente na 1ª quinzena de novembro ela estará concluída”, disse.  

FISCALIZAÇÃO REVELA OBRA PRATICAMENTE COMPLETA  
Salas de aula já têm iluminação
De volta à Escola Edson Luís, pais e estudantes, assim como os mandatos dos vereadores Cleber Rabelo (PSTU) e Fernando Carneiro (PSOL), fizeram uma fiscalização na escola. Para a surpresa, encontraram carteiras, pias, iluminação e banheiros prontos, diferentemente do que fora relatado. Para o vereador Cleber Rabelo (PSTU), este fato revela a falta de compromisso da prefeitura com a educação pública: “O que falta para acabar a obra é mesmo o compromisso e responsabilidade do prefeito”. Rabelo ainda lembrou de outros casos parecidos, como o do colégio Solerno Moreira, na Terra Firme, e a Escola Manoela de Freitas, na av. Gentil Bittencourt, onde – por conta de uma reforma que se protelou – as crianças estavam estudando em igrejas.  

Cadeiras também já chegaram
Educação está sucateada, abandonada. Onde as crianças passam por uma situação constrangedora... Foi assim no Colégio Solerno Moreira, no bairro da Terra Firme, onde se tirou as crianças para fazer uma reforma de seis mesmes; mas as crianças ficaram estudando em uma igreja por anos. A escola Manoela de Freitas (na Gentil) também está na mesma situação, e os alunos também estão estudando em uma igreja. “Infelizmente, a educação está sucateada, abandonada e as crianças passam por uma situação constrangedora. Mas nossa luta é justa e a prefeitura terá que nos ouvir!”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário