domingo, 6 de janeiro de 2013

Festa da Vitória – Operários da Construção Civil em Belém lotam festa para comemorar vitória da classe trabalhadora



Vereador Cleber Rabelo, agradecendo o apoio e o
compromisso com os trabalhadores 
     No dia 7 de outubro de 2012, 4.691 trabalhadores apostaram, pela primeira vez, em um operário da construção civil, servente de ferreiro, como seu representante no legislativo. A novidade não está, no fato de um trabalhador, um operário alcançar um cargo político. A novidade está em uma pequena palavra que traz uma grande expectativa: socialista. O mandato socialista de Cleber Rabelo será um ponto de apoio político e material à luta dos trabalhadores a ser construído nas ruas, nas greves e ocupações. Muito mais que uma vitória do PSTU, esta é uma vitória da classe trabalhadora de Belém que, hoje (05/01), fez-se presente e lotou a sede campestre do Sindicato da Construção Civil para comemorar.

     Mais do que um momento de descontração, a festa também refletiu a política do partido. Logo após o almoço, os mais de 500 trabalhadores presentes assistiram a um vídeo com os melhores momentos da campanha: caminhadas, carreatas, passagem nos canteiros de obras e feiras que marcaram a campanha eleitoral de Cleber Rabelo. 

     Para Socorro Aguiar, da direção regional do PSTU, esta é uma grande vitória do partido. “Nós sabemos que o parlamento é um reduto da burguesia, um aparato daqueles que vivem do sangue e do suor dos operários, mas o mandato de Cleber vai nos fortalecer para que juntos, possamos enfrentar a prefeitura de Zenaldo Coutinho (PSDB), um governo dos ricos, marcado pela repressão e pelo massacre dos trabalhadores. Mas é importante que saibamos que mesmo que Cleber vá nos representar na câmara, essa luta é nossa!”, afirmou.

    Representantes de diversas entidades também se manifestaram. Ailson Cunha, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém ressaltou a importância deste momento para os operários: “Esta data é única porque os trabalhadores da construção civil participaram ativamente desta vitória e ajudaram a eleger um operário que vai falar por todos os trabalhadores na câmara. Finalmente, nós, trabalhadores temos um mandato pra chamar de nosso”, disse. Já para Atnágoras Lopes, da CSP-Conlutas e membro da direção nacional do PSTU, a eleição de Cleber não é um fato isolado: “Os operários estão se mobilizando. Foi assim com a greve da construção civil em Belém e assim com as eleições. Estamos dando um recado aos patrões de que não aceitamos essa condição de exploração que, só no ano passado, matou mais de 15 trabalhadores em Belém”, ressaltou.
Vereador Cleber Rabelo, em sua intervenção durante a
festa da vitória, na sede campestre do sindicato da
construção civil
    Em sua fala, Cleber saudou os trabalhadores presentes, e disse que infelizmente muitos não puderam estar presentes na Câmara no dia da posse, mas que hoje, de fato, era a “sua” posse, ao lado dos trabalhadores e ainda falou qual será o primeiro projeto que apresentará como vereador.  “É um absurdo que, em Belém, 40% dos trabalhadores ganhem um salário mínimo, (que mesmo tendo 9% de aumento, corresponde a apenas 3% de aumento real, já que a inflação teve reajuste de 6%). Enquanto o trabalhador tenta sobreviver com uma das cestas básicas mais caras do Brasil e o transporte público tem taxas elevadíssimas, sem direito a saúde e educação de qualidade, os políticos têm salários exorbitantes e altas mordomias. Só um vereador ganha R$ 15 mil por mês, mais R$ 14mil de vale-alimentação. Isso é uma vergonha! Por isso que meu primeiro projeto na câmara será a redução dos salários do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores”, afirmou.
     Além disso, Cleber reafirmou o caráter de seu mandato e afirmou que este será construído ao lado dos trabalhadores nas lutas e nas greves e ainda fez um convite a cada trabalhador presente. “Esse mandato não é meu. É nosso! E ele vai ser construído lado a lado dos trabalhadores, mas isso não seria possível se eu não estivesse no PSTU. Eu seria mais um operário trabalhando dia e noite para sobreviver, porque nessa sociedade nós não temos direito a nada. A única forma de a gente mudar isso é construir essa ferramenta política. Então, eu faço um chamado a vocês: venham conhecer nosso partido, venham construir o PSTU para que nós possamos ser vitoriosos, para que nós nos libertemos da opressão e da exploração ao qual estamos submetidos”.
     Já a programação cultural contou com a participação da banda do operário Sonivaldo Costa, conhecido na categoria por seus tecnobregas agitados, que embalam as rádios e aparelhagens de Belém e que, durante as eleições, fez sucesso com jingle da campanha do Cleber Rabelo. Além disso, os presentes ainda puderam curtir o samba da banda Choramingando e a cantora Ana Paula, também conhecida pelos militantes do partido, seus apoiadores e simpatizantes por agitarem as famosas Sextas Socialistas promovidas na época da campanha eleitoral. Ao final da atividade, 48 jornais Opinião Socialista foram vendidos e 53 pessoas deram um passo a mais e se filiaram ao PSTU. “O gabinete está aberto e o mandato é de vocês. Até a vitória!”, despediu-se Cleber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário