quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Caos na saúde pública municipal derruba o 2º secretário de saúde de Belém em 8 meses!

Yuji Ikuta, o 2º secretário de saúde do município de Belém, em apenas 8 meses de mandato do Prefeito Zenaldo Coutinho, caiu ontem, dia 27/08/2013, alegando motivações "pessoais". É razoável supor que o caos na saúde pública municipal e a falta de políticas consistentes para combater os problemas estruturais da saúde por parte da Prefeitura tenha sido um fator decisivo que influiu em suas motivações "pessoais", afinal de contas, a falência do modelo de saúde pública no Brasil tem razões que extrapolam em muito a competência e as qualidades individuais dos gestores. 
O PSTU há muito já vem denunciando que o problema central da saúde no país, no Estado e no município não é meramente de gestão, competência ou de boa vontade dos gestores. O problema de fundo é que a lógica que preside as políticas de saúde em nosso país trata este direito social fundamental como mercadoria. A falta de investimentos públicos, a privatização (muitas vezes sob a forma de parcerias público-privadas) e a falta de democracia na gestão são os problemas centrais que mantém o caos no atendimento. A falta de médicos, leitos e remédios, a precarização nas condições de trabalho, os baixos salários e a insuficiência nas políticas de atenção primária se explicam pela falta de recursos, pela corrupção, pelo repasse de verbas públicas para as O.S (Organizações Sociais), hospitais, clínicas e laboratórios particulares e pela falta de democracia na gestão das políticas e estabelecimentos de saúde.
O Plano Plurianual (2014-2017) enviado pelo Prefeito Zenaldo Coutinho e aprovado pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal destina apena R$ 1.513.315.000,00 (1 bilhão e quinhentos milhões de reais) para as áreas de Saúde e Assistência Social de um total de R$ 11,4 bilhões de receita a ser aplicada nos próximos 4 anos. Isso equivale a apenas 13,2% das receitas municipais. Nossa emenda que destinava 20% para a saúde pública foi rejeitada na sessão que votou o PPA, em 1º de julho sob forte ocupação da Câmara pelos estudantes.
Além disso, é preciso parar de repassar verbas públicas para os estabelecimentos privados de saúde e democratizar a gestão. Quem deve decidir e gerir as políticas de fundo são os usuários e trabalhadores da saúde de forma coletiva e meia-dúzia de gestores que tem compromisso com o governo e com o setor privado.

Cleber Rabelo, 28/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário