quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Funcionários da Funpapa denunciam estrutura precária e falta de funcionários no CRAS do Barreiro

Na Avenida Pedro Álvares Cabral, no conhecido bairro do Barreiro, está localizado um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Entre oficinas mecânicas e pequenas lojas, a instituição não tem muito destaque e passa quase despercebida. Entretanto, o vereador Cleber Rabelo (PSTU) realizou uma fiscalização no local, no início da semana, e constatou que, diferente da localização, o descaso com a estrutura e a falta de funcionários é gritante.
Depois de receber denúncias feitas pela Associação dos Funcionários da Fundação Papa João XXIII (Asfunpapa), o vereador foi até o local para conversar com a coordenação da instituição. Logo de início, a equipe do mandato se deparou com pouca colaboração. Os guardas tentaram nos impedir de registrar imagens do local. Quando perguntamos o motivo, a única resposta que obtivemos foi: “aqui é uma instituição pública e a coordenadora não autorizou”.
A coordenação do CRAS está, atualmente, sobre a responsabilidade de Lídia Monteiro. Enquanto conversávamos com ela, a postura não foi diferente. Quando questionada sobre a quantidade exata de funcionários, a coordenadora se esquivou, primeiramente, afirmando não ter autorização para divulgar os números. Depois, contudo, disse que, nesses casos, a quantidade varia muito. “Na sexta-feira, por exemplo, eu não tinha nenhum cadastrador (funcionários responsáveis por cadastrar as famílias no programa Bolsa Família, do Governo Federal). Hoje, eu tenho dois”, disse.
De acordo com o vereador, a tentativa de dificultar as informações não impediu que as denúncias feitas pela Asfunpapa fossem comprovadas. “O que vimos foram as péssimas condições dos prédios, com paredes sujas, banheiros mal cuidados, ventiladores quebrados (...) e também a falta de funcionários para suprir a necessidade das famílias”.
Cleber também criticou a visão de que os CRAS servem apenas para cadastrar as famílias no Bolsa Família. “Os CRAS, pelo próprio nome, são instituições que precisam ser referências na assistência social e isso envolve, mais do que um cadastro... é necessária a realização de atividades socioeducativas, de informação e orientação às famílias. Se não têm profissionais, como isso pode ser feito?”, questionou.
O mandato do vereador Cleber Rabelo se coloca ao lado dos funcionários da Funpapa, na luta por concurso público e mais investimentos na assistência social. “Iremos denunciar o descaso ao Prefeito e ao Ministério Público, mas também exigimos da Funpapa a prestação de contas da aplicação da verba da assistência social do município”, afirmou o vereador.
Mais fotos da estrutura física:

















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário