quarta-feira, 20 de maio de 2015

Vereadores dão golpe para aprovar projeto que escraviza trabalhadores do comércio

O projeto de lei de autoria do vereador Victor Cunha (PTB) aprovado ontem (19) na Câmara Municipal de Belém é um duro ataque aos trabalhadores do comércio. O projeto retira a autonomia do sindicato dos trabalhadores em relação ao horário de funcionamento dos supermercados aos domingos e feriados e permite a ampliação da jornada de trabalho. 
Só isso já seria motivo suficiente para a indignação dos trabalhadores. Mas para o vereador Cleber Rabelo (PSTU), a forma como a votação foi encaminhada também merece repúdio. “O que aconteceu nessa casa foi um golpe. Não tem outra palavra!”, afirma o vereador explicando que ainda na segunda-feira (18), quando o projeto chegou ao plenário para ser votado, houve discordância. “Acontece que ele estava na pauta para ser votado como consenso e como não houve acordo. No mesmo momento, pedi para que fosse retirado- não da pauta geral, mas da de consenso - para que pudesse ser discutido com calma”.
A partir disso, segundo Rabelo, este projeto não seria mais prioridade e teria que entrar em uma fila, e aguardar a votação de alguns projetos mais antigos. “Esse projeto que pretende escravizar os trabalhadores dos supermercados e nem deveria ter sido votado pelo grau de ataque aos direitos dos trabalhadores. E do jeito que foi, só o torna pior”, disse Cleber, que não pôde participar da sessão e justificou sua ausência. Para ele, os vereadores se aproveitaram também desta situação para que a aprovação se desse de forma mais tranquila. “Sei que sou minoria dentro desta casa e que é difícil fazer ecoar a voz dos trabalhadores em um espaço de representantes dos empresários. Não me importo de perder votações defendendo a luta dos trabalhadores, mas o que aconteceu nesta casa foi um golpe e um desrespeito.  Infelizmente, para alguns vereadores vale tudo para beneficiar os patrões”, disse.

Veja abaixo a lista dos vereadores presentes que aprovaram, por unanimidade, o projeto: 

Victor Cunha (PTB)
Paulo Queiroz (PSDB) 
Amaury (PT) 
Iran Moraes (PT) 
Dr. Chiquinho (PSOL)
Moa Moraes (PCdoB) 
Meg (PROS) 
Dinely (PSC)
Orlando Reis (PSD) 
Wellington Magalhães (PPS)
Raul Batista (PRB) 
Rildo Pessoa (PDT) 
Pio Neto (PTB)
Igor Normando (PHS) 
Mauro Freitas (PSDC) 
John Wayne (PMDB) 
Bispo Rocha (PMDB) 
Paulo Bengston (PTB) 
Vandick Lima (PP)
Zeca Pirão (SDD)
Miguel Rodrigues (SDD) 
Higino (SDD) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário