terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto prevê criação de feriado do Dia da Consciência Negra em Belém


O vereador Cleber Rabelo (PSTU) apresentou, na Câmara Municipal de Belém, Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre feriado municipal no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e dá outras providências. A justificativa colocada pelo autor da proposta reconhece que o dia 20 de novembro, dia da consciência negra, já é reconhecido e celebrado como feriado em 780 municípios de 11 estados, segundo a SEPPIR (Secretaria de Promoção às Políticas de Iguadade Racial), incluindo três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá). 
Este dia foi escolhido por ter sido a data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares (1655-1695), considerado um herói da resistência antiescravagista no período colonial. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, o maior da história do Brasil, que durou mais de 60 anos e chegou a abrigar, segundo historiadores, cerca de 20 mil pessoas.
É necessário avançar neste debate e fazer com que a data dedicada ao tema 'consciência negra' seja equiparada a outras, como o dia 21 de abril, dedicado a Tiradentes e às causas libertárias, pois esta é uma forma de discutir o assunto da igualdade racial e as políticas de combate ao preconceito, tendo em vista que em nosso município, como em nosso Estado e em nosso país, o racismo ainda persiste como uma chaga que pesa sobre parte importante da população, seja no mercado de trabalho, seja nas demais esferas da via social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário