quinta-feira, 14 de março de 2013

PSTU Belém lança Cartilha de Mulheres


Como parte das atividades referentes ao Dia Internacional de Luta da Mulher, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lançará, nesta sexta-feira (15), a cartilha “Luta Mulher”. O evento, organizado pela Secretaria de Mulheres do PSTU, contará com a presença de diversas militantes feministas e do vereador de Belém, Cleber Rabelo, e está marcado para as 18 h, na sede do partido (Avenida Almirante Barroso, 239).
Dentre os temas a serem abordados no debate estão: a violência contra a mulher, a legalização do aborto e a necessidade de construção de creches públicas. Também será feito um resgate histórico acerca da origem do machismo, da opressão vivida pela mulher no capitalismo e os possíveis caminhos para derrotá-la, através da organização das mulheres trabalhadoras em busca da emancipação humana e do socialismo.
Para o vereador Cleber Rabelo (PSTU), o lançamento da cartilha se faz em um momento muito propício e é de extrema importância para a luta das mulheres: “Aprofundar o debate sobre todos esses temas constitui um passo inicial no combate à opressão machista”, disse o vereador. 
Dados
No Brasil, as mulheres chegam a receber até 70% menos quando ocupam a mesma função exercida pelos homens e há duas vezes mais mulheres recebendo salário mínimo do que homens. A crise econômica mundial deixou 13 milhões de mulheres sem emprego, segundo o relatório “Tendências Mundiais de Emprego entre as Mulheres”, publicado pela OIT, em 2013; Já o relatório “Armadilha de Gênero: Mulheres, Violência e Pobreza” publicado em 2010, pela ONU, revela que 70% das pessoas que vivem em situação de pobreza são mulheres.
Mas as consequências desse sistema desigual e injusto não atingem as mulheres somente no plano econômico. Segundo a ONU, um bilhão de mulheres são maltratadas ou violentadas ao longo da vida. Para o vereador Cleber Rabelo este índice é um reflexo da profunda degeneração moral da sociedade, onde o dinheiro vale mais do que as pessoas e as mulheres são mais uma mercadoria no mercado. “É no contexto de um sistema que estimula cotidianamente que as mulheres sejam vistas como propriedade dos homens que a violência doméstica e os crimes sexuais como assédio, o estupro e o tráfico de mulheres tem atingido índices alarmantes”, afirma.
Serviço
Lançamento da Cartilha de Mulheres do PSTU: “Luta Mulher”
Local: Sede do PSTU (Almirante Barroso, 239. Entre Antônio Baena e Travessa das Mercês)
Hora: 18h
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário