terça-feira, 25 de junho de 2013

Relato de um manifestante sobre os acontecimentos da ultima noite

Felipe Cruz, 
Noite de 24 de junho em Belém:

"São 23:43 da noite e eu acabo de chegar em casa após ser COVARDEMENTE PERSEGUIDO PELA POLÍCIA.
Durante a manifestação que ocorreu hoje (24 de junho) 5 pessoas foram presas sem motivo claro e de forma completamente arbitrária e foram levadas para frente do Forum, próximo a prefeitura de Belém. Eu e muitas outras pessoas nos dirigimos para lá para impedir que um ônibus saísse do local com os 5 presos sem qualquer esclarecimento quanto a sua prisão. Após conversas com um defensor público e um advogado com crachá da OAB nos foi garantido que poderíamos acompanhar o ônibus até a delegacia para onde os presos seriam levados. ISSO ERA MENTIRA. Assim que abrimos passagem para o ônibus ele avançou em alta velocidade tornando impossível que qualquer um de nós acompanhasse os presos. Nesse momento a tropa de choque avançou em nossa direção e SEM DAR QUALQUER EXPLICAÇÃO passou a nos ameaçar das mais diversas formas, eu vi claramente um jovem, sem proteção no rosto, sem qualquer arma, simplesmente questionando o motivo daquela ação levar spray de pimenta NOS OLHOS, DE UMA FORMA GRATUITA E COVARDE.
O que se seguiu foi uma perseguição da polícia enquanto tentávamos compreender para onde o ônibus se dirigia, porém o ônibus seguiu um caminho que não havia sido o acordado e o perdemos de vista. A partir daí fomos obrigados a FUGIR de uma polícia BRUTA, CRUEL E EXTREMAMENTE VIOLENTA. Dispersamos pela Rua São Francisco e quando já estávamos caminhando percebemos que a tropa de choque, a cavalearia e outros carros da polícia estavam atrás da gente tentando nos encurralar.
Muitos (inclusive eu) entraram no estacionamento do supermercado Nazaré na tentativa de sair pelo outro lado na rua 16 de novembro, quando percebemos que um carro da ROTAM estava fechando também essa saída, ou seja, ENCURRALANDO PESSOAS DESARMADOS EM UM ESPAÇO FECHADO SEM QUALQUER MOTIVO. Nos restou subir as escadas do supermercado e nos esconder lá dentro ouvindo berros dos policiais que nos diziam para nos deitarmos no chão. Depois de um certo tempo os policias entraram no supermercado CAUSANDO PÂNICO EM TODOS OS QUE ESTAVAM LÁ com gritos como "VAMO PRENDER O RESTO" e começaram a prender ALEATORIAMENTE pessoas, quer dizer, nem tão aleatoriamente assim pois as duas pessoas que foram presas SEM JUSTIFICATIVA, SEM ACUSAÇÃO, SÃO NEGROS.
Se você defende uma manifestação "sem violência" e é contra "os vândalos" e acha que eles "mancham o movimento" saiba de uma coisa: NÃO HÁ VÂNDALO MAIOR QUE O ESTADO REPRESSOR EM QUE VIVEMOS, NÃO EXISTE VIOLÊNCIA MAIOR DO QUE TER SEUS DIREITOS DESRESPEITADOS POR AQUELES QUE AFIRMAM DEFENDÊ-LOS.
O que acabei de presenciar foi um ataque COVARDE, CRUEL, FASCISTA contra pessoas que estavam pura e simplesmente reclamando seus DIREITOS.
Durante a passeata ouvi muitas pessoas gritarem seu orgulho de ser brasileiro, pois afirmo que nunca senti tanta VERGONHA, ASCO E REVOLTA contra esse estado assassino chamado Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário