terça-feira, 21 de setembro de 2010

Candidato operário e socialista dá show no debate da TV RECORD

O debate promovido ontem pela TV RECORD foi a primeira participação de Cleber em debates na TV com os demais candidatos, pois a emissora foi a única que convidou o candidato do PSTU. O debate contou também com a presença dos candidatos Simão Jatene do PSDB que já foi governador do Estado entre os anos de 2002 e 2006 além de ter sido um dos principais secretários do governo de Almir Gabriel também do PSDB que governou o Pará nos 8 anos anteriores a Jatene; Ana Júlia Carepa do PT, atual governadora do Estado, da DS, corrente interna do PT; Domingos Juvenil do PMDB, atual presidente da Assembléia Legislativa, aliado de Jader Barbalho; e do candidato Fernando Carneiro do PSOL, professor de História, militante da corrente interna APS.

Cleber Rabelo foi quem abriu o debate da TV RECORD. Sua primeira pergunta foi direcionada ao candidato Simão Jatene do PSDB, ex-governador do Estado e o primeiro colocado nas pesquisas do IBOPE. Cleber questionou Jatene sobre a privatização da CELPA, que foi vendida em 1997 por R$450 milhões, fazendo subir em mais de 200% a conta de energia elétrica e perguntou o que o candidato vai fazer para diminuir a conta de energia elétrica da população. Obviamente, Simão Jatene não respondeu a pergunta, pois era o braço direito de Almir Gabriel, o governador responsável pela privatização da CELPA. Jatene comprovou que vai governar para os ricos, para os donos da Rede CELPA e não para os trabalhadores que sofrem com a conta de energia.

O candidato Domingos Juvenil, do PMDB questionou Cleber sobre as políticas para combate à violência. Mais uma vez, Cleber foi enfático ao afirmar que a violência é um problema social e que não é matando os jovens, como faz o caveirão no RJ, que vamos resolver o problema e sim investindo em educação, esporte e lazer para dar oportunidade aos jovens.

Quando questionado pelo jornalista da RECORD sobre o posicionamento acerca da hidrelétrica de Belo Monte, Cleber reafirmou mais uma luta dos movimentos sociais paraenses: A luta contra a implementação de Belo Monte. Cleber falou que de acordo com pesquisadores da USP não seria necessário construir Belo Monte se fosse feita uma revitalização da hidrelétricas já construídas e que Belo Monte será um grande atentado contra o meio ambiente da amazônia.

Cleber ainda teve a oportunidade de comentar a resposta da candidata Ana Júlia, atual governadora do Estado, sobre a questão da saúde. Agora Cleber denunciou os repasses de verbas públicas para a iniciativa privada implementadas tanto pelos governos do PSDB quanto do PT.

No terceiro bloco, Cleber denunciou a vergonha das polpiticas de Ana Júlia para a Universidade do Estado do Pará, onde só investiu 12 milhões na UEPA no ano passado e divulga a Universidade Aberta do Brasil (UAB) como um grande projeto, mas que na realidade não passa de uma ilusão para a juventude paraense pois significa uma verdadeira precarização do ensino.

Cleber fez sua última pergunta para Fernando Carneiro, onde deixou explícita sua diferença com o projeto de governo do PSOL. Cleber deixou claro que só existe um candidato que defende de fato a bandeira do socialismo nestas eleições.
O debate terminou com Cleber chamando o voto nos candidatos do PSTU para que a luta se fortaleça nas ruas e no parlamento.

Agora é partir para mais vitórias! Vamos construir uma campanha operária e socialista, vote PSTU 16!



Nenhum comentário:

Postar um comentário