terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cleber Rabelo rouba a cena no debate da Record

Cleber Rabelo, candidato do PSTU ao governo do Pará, roubou a cena no debate entre os candidatos ao governo do Estado, promovido pela TV Record em Belém, na noite de segunda-feira (20). Rabelo prendeu a atenção do telespectador paraense e apresentou propostas contrárias aos outros candidatos, especialmente, a estatização de vários setores, como energia elétrica e transporte coletivo.
Operário da construção civil e participante pela primeira vez de debates na televisão, Cleber Rabelo conseguiu chegar ao trending topics no Twitter, quando se referiu à usina hidrelétrica de Belo Monte, em fase de implantação no rio Xingu, no Pará.
Ele disse que seu partido é contra a usina porque o empreendimento vai expulsar índios, agricultores e ribeirinhos de suas terras. No entanto, 80% da energia que será gerada servirá para abastecer as grandes empresas do sul e o sudeste do Brasil. Outra proposta do operário do PSTU é a taxação de grandes empresas e fortunas do País.
Foram quatro blocos de perguntas e respostas, mas no geral os temas foram mal discutidos, tornando o debate cansativo.
Rabelo conseguiu animar a discussão. Ele e o candidato do PSOL, Fernando Carneiro, usaram a mesma tática de se apresentarem como oposição aos outros três candidatos, a governadora Ana Júlia Carepa (PT), que concorre à reeleição, Domingos Juvenil (PMDB) e Simão Jatene (PSDB).
A governadora foi o alvo principal dos outros candidatos, como era de se prever. Ela se mostrou inquieta com as críticas, focando sua participação nos investimentos de seu governo nas áreas de educação, saúde e segurança pública.
Já o candidato do PMDB, Domingos Juvenil, que também preside a Assembleia Legislativa do Pará, fez duras críticas às ações federais de combate ao desmatamento no Estado. Juvenil classificou operações como a Arco de Fogo, planejada para conter o alto índice de desmatamento na Amazônia, como intervenção branca no Estado do Pará, permitida pela governadora, que é do PT.
O candidato do PSDB, que segundo pesquisas do Ibope e Instituto Veritate, realizadas na semana passada, está em primeiro lugar nas intenções de voto dos paraenses, se limitou a fazer críticas a sua principal adversária e a repetir propostas já apresentadas no programa eleitoral gratuito, como por exemplo, a ideia de fazer um pacto com o funcionalismo público estadual.

FONTE: http://www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário