domingo, 9 de setembro de 2012

Por uma segunda independência: em Belém 7 de setembro foi pintado de vermelho!

Após uma semana intensa de atividades, acompanhando a greve dos operários da construção civil, na última sexta-feira, 7 de setembro, dia em que se comemora a suposta independência do Brasil, Belém foi agitada com a forte campanha eleitoral da Frente de Esquerda. Pela manhã, Cleber Rabelo, junto com Edmilson, participou de uma caminhada no Riacho Doce para agitar a necessidade de uma Belém para os trabalhadores.

Aos trabalhadores que olhavam da sacada de suas casas, muitas construídas de forma precária, aos que caminhavam junto à militância da Frente de Esquerda e aos que simplesmente vinham cumprimentar Edmilson, Cleber falava sobre os motivos da greve que parou dezenas de milhares de operários na última semana e sobre a vergonhosa política de habitação da cidade.
Para qualquer canto que se olhasse, via-se alguma placa ou cartaz de apoio à Frente de Esquerda. Ao longo da caminhada, diversos operários da construção civil declararam apoio à candidatura de Cleber, anunciando que já estavam divulgando para os outros moradores a necessidade de termos um peão na Câmara de Vereadores para fortalecer a luta dos trabalhadores. As humildes casas do Riacho Doce diziam com cartazes, banners e bandeiras do Cleber e do Edmilson o que quer o povo trabalhador de Belém: mudança já!


Ao mesmo tempo ocorria no centro de Belém a manifestação do Grito dos Excluídos. Uma vanguarda saiu em passeata pelas ruas de Belém. Setores da igreja, movimento popular, índios da tribo dos Tembés, o Movimento pare Belo Monte, as categorias em greve, como os operários da construção civil, os professores das universidades federais, os bancários, estavam presentes e demonstraram sua indignação diante de uma conjuntura dependente e que torna cada vez mais os trabalhadores oprimidos e explorados. Ao longo da caminhada houve apresentações teatrais, cantos indígenas e protestos em cartazes.




Diretora do Sindicato da Construção civil falando sobre a greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário