segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VITORIOSA PLENÁRIA DE APOIADORES FORTALECE A CAMPANHA DE CLEBER 16123

No dia 31 de setembro realizamos uma grande plenária de apoiadores da campanha Cleber Rabelo, 16.123. A atividade ocorreu na casa de Show Botequim, no centro da cidade de Belém, que ficou lotada e demonstrou a força da campanha. Estiveram presentes cerca de 350 pessoas: trabalhadores da construção civil, professores, advogados, representantes de movimentos populares, servidores públicos, estudantes, petroleiros entre outros.
A presença do movimento popular foi destaque. Com lideranças e moradores do bairro residencial Gabrieli, do Jardim Pantanal no Benguí e dos assentamentos Carlos Lamarca e Mártires de Abril.  Além  do líder comunitário da associação de moradores do Jardim Satélite.

A plenária foi iniciada com a reprodução de um vídeo sobre a biografia de Cleber e sua trajetória de luta na categoria da construção civil e no PSTU. Os depoimentos da mãe, esposa, filhos, do ferreiro que lhe ensinou o ofício e de inúmeros camaradas que lutam com ele no PSTU, no sindicato e na CSP-CONLUTAS todos os dias foi emocionante.

Em seguida, compôs-se a mesa com Karina Dias representando o PSTU Belém, Luis Carlos Prates (Mancha)  e  Atnágoras Lopes representando a direção nacional do partido, além de Cleber Rabelo, nosso candidato a vereador. Karina Dias ressaltou a importância das mulheres trabalhadoras e da luta contra a opressão como parte de um programa de luta em defesa da classe contra a exploração. Em seguida, Mancha falou sobre a importância da campanha em Belém e o desafio de lutarmos para eleger um operário da construção civil para vereador, com um programa classista, para fazer diferente e não frustrar a esperança e o sonho de muitos, como fez o PT. 

Atnágoras falou da importância da eleição, mas ressaltou que para além das eleições, o importante é construir uma ferramenta, um partido revolucionário que possa de fato levar a luta estratégica pela defesa do socialismo. Durante sua fala, fez a entrega de carteirinhas a três novos filiados do partido: uma operária, um operário e um estudante. Eles subiram ao palco para receber o documento representando os mais de 300 companheiros que se filiaram ao  partido desde o início das eleições.

A palavra foi aberta aos presentes. Falaram Silvinho, pelo assentamento Carlos Lamarca e Aurinor pelo Gabriele, além de Pietro, presidente da associação comunitária do Jardim Satélite,  que declarou voto e apoio a Cleber, dizendo:  “eu tenho uma irmã filiada ao PSOL e outra ao PSTU,  já fui candidato pelo PSOL, mas nessas eleições meu candidato a vereador é Cleber do PSTU”.

Cleber encerrou a plenária pedindo a todos os presentes que se incorporassem à campanha. Explicou que caso eleito construirá um mandato junto com a classe, nos bairros, nas comunidades, nas obras. Que lutará por creches para que as mulheres possam trabalhar, por projeto de moradias populares para quem ganha até 3 salários mínimos e pela estatização do transporte e assim garantir passe livre gratuito aos estudantes e desempregados.

Falou da importância de eleger Edmilson no primeiro turno e assim derrotar os partidos da direita, como PMDB e PSDB., e ao ser eleito, que ele governe para os trabalhadores. Ressaltou a ousadia do PSTU em compor uma frente com partidos diversos, mas sem deixar de lutar por seus princípios e programa. “Estamos na frente para construir uma Belém para os trabalhadores", disse o candidato
Cleber também colocou a dificuldade em se fazer uma campanha com poucos recursos enquanto os partidos da direita tem muito dinheiro e assim enganam a população. Reafirmou que essa opção do PSTU de ter uma campanha financiada pela própria classe é a condição para manter a independência e assim de fato defender os trabalhadores. Fez um chamado para que todos se somem, colocando cartazes, banners em suas casas, conversando com os amigos, vizinhos e parentes para pedir votos, para que assim nossos esforços se concretizem em elegê-lo.
Ao som do jingle da campanha e da palavra de ordem: “agora vai, dá-lhe peão, é 16123 na eleição” a atividade foi encerrada com muito entusiasmo e alegria. Antes de ir embora cada um dos presentes levou cartazes, banners, panfletos e santinhos para fazer a campanha nos bairros. Nessa atividade 26 pessoas  filiaram-se ao  PSTU. É assim que o PSTU vai se construindo, nas lutas e nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário