quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vereador apresenta Projeto de Lei que altera nome da Avenida Rômulo Maiorana para Avenida Mestre Verequete

"Chama Verequete Ohhhhhhhh!
Chama Verequete!"
Na véspera que completar 4 anos de seu falecimento, Mestre Verequete poderá ganhar mais uma homenagem. É que para o vereador de Belém, Cleber Rabelo (PSTU), "Sua vida e obra justificam homenageá-lo com o nome de uma das principais avenidas do centro da cidade" - afirma.

Cleber Rabelo deu entrada na última segunda-feira (11), em um projeto de lei que altera o nome da Avenida Rômulo Maiorana para Avenida Mestre Verequete. Para o parlamentar, sua cultura e sua música ainda são inquestionavelmente presença garantida na vida de milhões de paraense.

Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, nasceu no município de Quatipuru, no estado do Pará, em 26 de agosto de 1916 e faleceu em 13 de novembro de 2009, e foi um dos maiores expoentes da música e da cultura popular paraense.

Com uma biografia semelhante a de muitos homens do interior do Pará, que deixaram tudo, em seus lugares de origem, para tentar conseguir melhorias de vida na capital do estado. A diferença, no entanto, é que Mestre Verequete, carregou consigo diversos elementos de sua cultura “original” e os reelaborou em um novo contexto, um contexto urbano, construindo uma identidade cultural que lhe acompanha desde muito tempo até os nossos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário