quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nota de Cleber Rabelo, do PSTU, em apoio à greve dos servidores da saúde de Belém.



Infelizmente quem precisa da saúde pública de Belém continuará doente por muito tempo, uma vez que o cenário não muda, entra governo, sai governo e o quadro continua o mesmo. Faltando leito nos hospitais, médicos, remédios e quem sofre com todo esse descaso é a população de baixa renda, que cumpre seu papel pagando impostos e que na hora que precisa de um atendimento não encontra, seja porque a água foi cortada por falta de pagamento, o forro do teto do hospital caiu, ou as fichas para consultas esgotaram, ou o remédio acabou etc. E quem mais sofre com esta situação e a população, as mães que precisam consultar seus bebês e os idosos. A demanda por atendimento é maior que a oferta.
Recentemente o Ministério da Saúde divulgou uma triste nota do IDSUS (índice que mede a qualidade dos serviços de saúde do SUS, nos estados e municípios) e foi a constatado que o Pará tem o pior serviço de saúde do país, ficando na lanterna dentre as 27 unidades da federação. Belém, cidade supostamente de melhor estrutura de serviços de saúde do estado, não se comportou de maneira diferente: foi a penúltima capital em qualidade do sistema de saúde pública, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.
O PSTU se coloca ao lado da defesa intransigente dos direitos democráticos conquistados pela classe trabalhadora, o que inclui o direito à saúde dos brasileiros e a luta por melhoria nas condições de trabalho e salário dos servidores. Somos veementemente a favor da greve dos trabalhadores da saúde em Belém. Todos esses trágicos problemas tem haver com o abandono pelo poder publico de nossa capital, a cidade de Belém está entregue à um Prefeito totalmente ausente, omisso, incapaz e muito, mas muito , possivelmente chefe de uma quadrilha que saqueia os cofres públicos.
Mas a greve dos servidores da saúde tem o grande mérito de falar a todos os trabalhadores: vocês não devem esperar nada de “mão beijada” dos políticos oportunistas, mas organizar a sua luta independente dos patrões e do governo. Só a luta pode melhorar a vida para melhor!
Continuemos na luta, servidores! Belém precisa desse exemplo de coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário