quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Todo apoio à greve dos trabalhadores dos Correios!

Os trabalhadores dos Correios do Pará decidiram, em assembleia realizada no dia 17/09, aderir à mobilização nacional da categoria e deflagrar greve por tempo indeterminado. A categoria rejeitou a proposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de 8% de reajuste salarial por unanimidade. Os trabalhadores querem aumento de 15%, reposição da inflação de 7,13% e aumento linear de R$200,00. Além disso, pedem a inversão do horário de entrega de correspondências das tardes para as manhãs e manutenção do plano de saúde via Correio Saúde. Atualmente, o plano de saúde é um benefício conquistado pela categoria fornecido pela própria empresa. Entretanto, com a criação do Postal Saúde (proposta pela ECT) seria criada uma Caixa de Assistência de direito privado que substitui a ECT na administração do Correios Saúde, caracterizando a terceirização do serviço.

Não é de hoje que os trabalhadores dos correios sofrem com péssimas condições de trabalho. Diversos processos já foram emitidos pelo Ministério Público do Trabalho contra a ECT. Enquanto aos carteiros são impostas cargas de trabalho exorbitantes, com longas distâncias a serem percorridas e volumes de peso cada vez maiores (afetando a saúde de diversos trabalhadores), a receita da ECT também aumenta. Só em 2012, o lucro líquido da empresa foi de R$1,044 bilhão o que mostra que o crescimento dos rendimentos da empresa é a custa da exploração, também crescente, de seus funcionários. Não bastasse isso, a falta de funcionários é uma constante. Não por acaso, os trabalhadores também reivindicam a contratação de 35 mil funcionários. 
 O sucateamento dos Correios é gritante e o governo Dilma (PT) tem grande parcela de responsabilidade em relação a isso. Por meio do “Plano Estratégico Correios 2020”, o governo federal pretende “modernizar” os serviços da empresa. Em linhas concretas, isso significa a moderna privatização petista. E o primeiro passo foi dado, com a tentativa de terceirização do plano de saúde dos trabalhadores.
Nós, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) saudamos a greve dos trabalhadores dos correios e achamos que esta luta deve ir até o fim. É fundamental que os trabalhadores dos correios de todo o país se contagiem com as mobilizações de diversas categorias em curso. Só com mobilização e luta será possível derrotar a política de sucateamento e superexploração da ECT e do governo Dilma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário