quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vereador Cleber Rabelo (PSTU) quer revogar redução de ISS a empresas de transporte em Belém

O vereador Cleber Rabelo (PSTU) deu entrada, na manhã de hoje (16/10), em projeto de lei que propõe a revogação da redução do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) às empresas de ônibus. Desde 2009, a taxa tributária dos empresários do transporte do município passou de 5% para 2%. Além disso, no mesmo ano, a prefeitura de Duciomar Costa (PTB) perdoou uma dívida de cerca de R$84 milhões aos empresários. Para o vereador Cleber Rabelo (PSTU), é um absurdo que a prefeitura de Zenaldo Coutinho (PSDB) mantenha essa redução já que em nada serviu para melhorar as condições do transporte coletivo na cidade e também para reduzir a tarifa cobrada à população. 
O preço da tarifa de ônibus pesa no bolso da maioria dos cidadãos belenenses, que vivem com renda mensal familiar inferior a dois salários mínimos. “Por conta disso, essa grande parcela da população vê seu acesso à cultura, ao lazer, à educação e emprego bastante restrito”, explica Rabelo. O vereador afirma que seu projeto quer inverter a ordem estabelecida (não só, mas principalmente) com a redução fiscal aos empresários de ônibus, pois trata a questão do transporte como um direito social, essencial para garantir acesso aos serviços oferecidos pela cidade. “A lógica mercantil tem prevalecido na oferta deste ‘serviço’. Ao invés de ser fonte de bem-estar e de permitir a locomoção dos cidadãos para seus locais de trabalho, estudo e lazer, o transporte em nossa cidade virou sinônimo de sofrimento para os mais de 1 milhão de usuários e sinônimo de muito lucro para as poucas dezenas de empresários que tem a concessão da Prefeitura de Belém para explorar o serviço”.
Passe Livre
Em agosto, o projeto que instituiria passe livre nos transportes para estudantes de Belém foi rejeitado pela maioria dos vereadores do município. Entre os principais argumentos, estava o de que “a prefeitura não teria como arcar as despesas para instituir o projeto”. Rabelo, no entanto, discorda. “Como é que a prefeitura pode perdoar uma dívida de mais de R$ 80 milhões e reduzir os impostos aos empresários e não pode garantir o direito básico de ir e vir à população? A verdade é que quem paga o preço dessa falta de investimento são os trabalhadores e a juventude e isso precisa ser mudado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário