quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Categorias unificadas realizam ato contra os ataques dos governos e patrões

No início da semana, diversas categorias em luta foram às ruas de Belém em um grande ato unificado. Trabalhadores e trabalhadoras dos correios, bancários, educadores do estado, servidores da Adepará, Susipe, Detran e operários da Construção Civil (entre outros) marcharam até o Centro Integrado de Governo, na Avenida Nazaré, para dizer que não estão dispostos a aceitar o arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho impostas pelos patrões e pelos governos, tanto municipal, quanto estadual e federal.
Os bancários estão em greve desde o ultimo dia 19, e os trabalhadores dos correios estão em uma forte greve nacional. Já os trabalhadores em educação do estado também estão de braços cruzados e exigem que o governador pague o piso salarial nacional. Os servidores do Detran estão em mobilização contra a militarização da fiscalização do trânsito, revindicando a abertura de concursos públicos urgente. Também se somaram a eles os servidores da ADEPARA em greve a mais e um mês. E pra não deixar de fora: Trabalhadores operários da construtora Cyrela realizaram pelo sexto dia mais uma paralisação em busca de melhorias e na luta contra as péssimas condições de trabalho na empresa que vão desde a água quente e barrenta à comida que vem estragada e muitas vezes falta.
O vereador Cleber Rabelo (PSTU) também esteve presente na manifestação e deixou o apoio de seu mandato às categorias. Para ele, é preciso unificar as lutas contra a política dos governos e o ataque aos patrões e o ato foi, além de um grande exemplo disso, um momento importante da luta de classe no estado.  "É inaceitável que os banqueiros em nove meses, tenham lucrado mais de R$ 30 bilhões de reais, enquanto os trabalhadores sofrem com a inflação em nosso país. Pais e mães de família que precisam todos os dias levantar cedo para trabalhar, enfrentando esse trânsito caótico, muitas vezes sem o direito de adoecer, por que não se sabe se vai ter médico ou medicamentos nos postos de saúde. É preciso inverter essa lógica! É preciso mudar os valores de nossa sociedade em que os 'mascarados' são presos enquanto os políticos de terno e gravata e de cara limpa, roubam nosso dinheiro e ainda são chamados de vossa excelência. Precisamos dar uma basta na criminalização dos movimentos sociais”, disse.
Rabelo ainda criticou a parceria entre o governo do estado, de Simão Jatene e o governo do município, de Zenaldo Coutinho, ambos do PSDB. Mas alertou que o governo federal, encabeçado por Dilma Rousseff (PT) não é tão diferente assim.
Aqui no estado existe uma parceria entre Zenaldo e Jatene para atacar os trabalhadores. Enquanto Jatene não atende o PCCR dos trabalhadores em educação, por exemplo, ainda é acusado de inúmeras falcatruas. O PSDB é um partido que governa para os ricos e, por isso, é um governo privatista que vendeu a CELPA e ainda estamos pagando a conta (recentemente a conta de energia aumentou em 11%). Mas o governo federal também se esconde atrás da proposta da Fenaban, dos governadores que não pagam o piso salarial nacional dos professores, e também segue a política de privatizações, onde já foram estradas, portos e aeroportos e agora, estão entregando uma das nossa maiores riquezas já encontradas: o petróleo, através do leilão do megacampo de Libra, na bacia de Santos”.
O vereador acredita na necessidade dos trabalhadores de estarem unidos para enfrentar todos esses ataques.  E o nosso mandato vem contribuir nesse sentido. Fortalecendo as lutas e organizando os trabalhadores para construção de uma nova sociedade. Uma sociedade socialista, mais justa e menos desigual!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário