quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Zenaldo quer proibir venda e consumo de bebida alcoólica durante a madrugada

O Prefeito de Belém Zenaldo Coutinho (PSDB) encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal de Belém para proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas após a meia-noite entre os domingos e as quintas e após as duas horas da manhã nas sextas, sábados e feriados. Esta é a política que o prefeito tucano apresenta para resolver o "S" da Segurança, após o fracasso dos outros dois "S" (Saúde e Saneamento).
Trata-se de uma medida proibicionista e conservadora que não atinge as causas da violência urbana e os problemas estruturais da segurança pública em nosso município. Na realidade, esta lei, se aprovada, representará um duro ataque contra as liberdades individuais, os empregos de milhares de trabalhadores do ramo do comércio de bares, casas de show e similares, e também fere o direito ao lazer da maioria da população.
Ao invés de garantir iluminação nas ruas da cidade, transporte noturno e segurança para a população, Zenaldo quer que os trabalhadores tenham seu acesso ao lazer e ao entretenimento noturno restringido. Ao invés de promover uma campanha educativa sobre os males da ingestão de bebida alcoólica e outras drogas e garantir acesso à cultura, esporte e lazer noturnos para o povo pobre, que trabalha o dia inteiro e tem apenas as noites e os fins de semana para relaxar, o que o alcaide de Belém faz é apresentar uma proposta que tolhe, multa e reprime os consumidores e vendedores de bebidas alcoólicas, pois o projeto prevê multa e apreensão da bebida e o fechamento do estabelecimento para o consumidor e vendedor de bebida alcoólica.
Medida proibicionista semelhante a esta já foi tentada pelo governo Ana Júlia (PT) durante o Fórum Social Mundial no bairro da Terra Firme que proibia a venda de bebidas a partir das 22h e toque de recolher as 1h da madrugada, medida que não resolveu o problema da violência no bairro.
Este novo ataque do governo do PSDB precisa ser derrotado. Trabalhador tem direito ao lazer. Segurança pública e redução da violência não se garante com a criminalização das drogas ou com toque de recolher. É preciso investimento nas áreas sociais, como educação, cultura, emprego, saúde, iluminação pública e transporte. Vamos todos à Câmara Municipal de Belém nesta segunda-feira, dia 22.10, barrar este ataque contra os direitos e as liberdades do povo trabalhador de Belém.

Vereador Cleber Rabelo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário