sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Segundo dia de ocupação da Seduc é marcado pela repressão da polícia de Jatene (PSDB)

Os trabalhadores em educação do Pará que ocupavam o prédio da Secretaria de Educação foram surpreendidos logo na manhã desta quinta-feira (24/10). Enquanto a ocupação seguia de forma pacífica e organizada, exigindo a reabertura das negociações com o governo, a resposta de Jatene foi reforçar a Tropa de Choque no local e impedir a entrada de água e alimentos aos trabalhadores que permaneciam do lado de dentro. Só a pimenta foi permitida no cardápio daqueles que tentaram garantir o direito de alimentação dos manifestantes. O spray não poupou senhoras, nem imprensa e, inacreditavelmente, um trabalhador foi detido. O crime? “Tráfico de pão”, diziam. Os trabalhadores seguem resistindo e em assembleia geral disseram: a greve e a ocupação continuam.
Contradição: enquanto educadores pedem fim da violência, PM age de forma truculenta
O trabalhador detido foi Abel Ribeiro, coordenador estadual da CSP Conlutas e militante do PSTU. Abel foi liberado em pouco tempo, mas ficou impedido de retornar à ocupação. Segundo ele, os policiais o detiveram quando uma pessoa do lado de fora tentava lhe entregar pão e água para garantir a alimentação dos cerca de 100 manifestantes que permaneciam na ocupação. “O governo nega salário e condições dignas de trabalho para nós, mas negar água e alimentação aos trabalhadores já é demais (...) mas o que podemos esperar de Jatene, se seu partido (PSDB) foi o mesmo que mandou assassinar 19 sem terras em El Dorado dos Carajás?”, indagou o educador. 
Apesar da truculência, os trabalhadores resistiram e conseguiram impor uma derrota ao governo, que foi obrigado a recuar e permitir a entrada de alimentação no local. O vereador Cleber Rabelo (PSTU) acompanhou a situação desde o início da manhã. Para ele, os trabalhadores estão de parabéns e merecem todo o respeito da população por continuarem resistindo a todos esses ataques e, principalmente, pela força da luta, que já conseguiu impor derrotas e dobrar a arrogância do governo do estado. “Nosso mandato vai continuar aqui, solidário à luta dos trabalhadores em educação. Nossa imprensa e nossa assessoria jurídica estão à disposição da categoria e o que pudermos fazer para avançar na luta em defesa da educação de qualidade, com certeza, faremos”, afirmou Rabelo.
Negociação
Enquanto os trabalhadores preparavam a assembleia para deliberar os próximos passos da greve e da ocupação, um grupo de parlamentares tentava mediar a reabertura da negociação com o governo. Por telefone, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), informou que a disposição do governo era receber a categoria, a partir das 11h desta sexta-feira (25/10) para retomar as negociações. Além da comissão de trabalhadores e do governo, a negociação contaria com a presença de uma comissão de deputados e do Ministério Público.
Trabalhadores aguardam o início da Assembleia
Sobre a pauta de reivindicações, o governo informou: 1. Lotação por jornada: seria realizada no início do ano letivo com ampliação para 25% de hora atividade; 2. A manutenção das aulas suplementares estaria garantida; 3. Lei do Some: haveria discussão dos pontos divergentes; 4. Eleição direta para direção: o governo se comprometeria a criar uma lei especifica; 5. PCCR unificado: em um prazo de 60 dias seria encaminhada proposta para a categoria; 6. Reforma das escolas e unidades escolares: uma planilha seria apresentada, mas não foi dado um prazo; 7. Retroativo do piso: não houve posicionamento. O governo do estado também exigia a desocupação do prédio da Seduc.
Assembleia – trabalhadores mantém greve e ocupação
Nós estamos dando um golpe mortal no governo Jatene e já somos vitoriosos. Agora, não podemos recuar. Nós exigimos a negociação e os nossos direitos, mas precisamos exigir resoluções concretas para a nossa categoria”, afirmava Abel Ribeiro, no carro-som, diante a assembleia instaurada na Avenida Augusto Montenegro, que bloqueava os dois sentidos da via.  Para ele, as propostas do governo não apresentam nada de novo para a categoria. A maioria também concordou.
"Não podemos recuar", afirma Abel
A ocupação e a greve continuam. Cerca de 100 pessoas permanecem dentro do prédio da Seduc. Mais pessoas chegam para fortalecer a luta. Do lado de fora, estudantes, técnicos e professores impedidos de entrar fazem acampamento em solidariedade à luta pela educação de qualidade. Logo mais, às 15h horas, uma nova assembleia da categoria será realizada. Os próximos passos da batalha serão definidos.

A greve continua. Jatene, a culpa é tua!
Todo apoio à luta em defesa educação!


2 comentários: